Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Irã afirma que líder do Hamas foi morto por projétil de curto alcance

Assassinato da quarta-feira aumentou os temores de um conflito direto entre Teerã e o seu arqui-inimigo Israel

3 ago 2024 - 14h04
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Iranianos participam de funeral do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã
Iranianos participam de funeral do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã
Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

A Guarda Revolucionária do Irã disse neste sábado que o líder do grupo militante Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto em Teerã por um projétil de curto alcance com um artefato de cerca de 7 kg, e prometeu severa vingança.

O assassinato da quarta-feira aumentou os temores de um conflito direto entre Teerã e o seu arqui-inimigo Israel, em uma região abalada pela guerra israelense em Gaza e pela piora do conflito no Líbano.

A vingança pela morte do líder do Hamas vai ser "severa e em de uma maneira, lugar e momento apropriados", diz um comunicado da Guarda, acusando o "regime terrorista sionista" de Israel pela sua morte.

O Irã e o Hamas acusaram Israel de ter realizado o ataque que matou Haniyeh horas depois dele ter comparecido à cerimônia de posse do novo presidente iraniano.

As autoridades israelenses não reivindicaram o ataque.

O comunicado da guarda de elite iraniana também acusou o "criminoso governo dos Estados Unidos" de dar apoio ao ataque que, de acordo com a imprensa iraniana, foi realizado no subúrbio ao norte de Teerã.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade