Irã captura navio petroleiro com bandeira da Coreia do Sul
Embarcação carregava 7,2 mil toneladas de 'produtos químicos petroleiros'
Os Guardiães da Revolução Islâmica do Irã detiveram o navio petroleiro "Hankuk Chemi", com bandeira da Coreia do Sul, localizado nas águas do Golfo, informou a imprensa local nesta segunda-feira (4).
A embarcação carregava 7,2 mil toneladas de "produtos químicos petroleiros" e havia saído do porto de al Jubail, na Arábia Saudita, com destino aos Emirados Árabes Unidos, perto do Estreito de Ormuz.
Segundo os Pasdaran, o cargueiro foi apreendido devido aos riscos de "poluição ambiental" no Golfo Pérsico e foi levado para um porto iraniano para a conclusão do controle judicial. A decisão foi tomada a pedido da organização marítima da província de Hormozgan e por ordem do procurador provincial.
A tripulação, de acordo com nota oficial da Guarda Revolucionária, é formada por cidadãos da Coreia do Sul, Indonésia, Vietnã e Mianmar.
Logo depois da apreensão, as autoridades sul-coreanas enviaram uma unidade naval antipirataria ao Golfo, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
Em comunicado, foi anunciado o governo sul-coreano enviou imediatamente o "Cheonghae" para as águas próximas ao Estreito de Ormuz, depois da captura do navio comercial por parte do Irã.
A apreensão ocorre em um momento de forte tensões no Golfo entre Irã e Estados Unidos.