Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Irã lança mísseis contra Israel; sirenes tocam em Tel Aviv

Exército israelense pediu para que a população local busque abrigos durante a noite desta terça-feira, 1º de outubro

1 out 2024 - 13h52
(atualizado às 20h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Israel ordena a evacuação de moradores de mais de 20 cidades do Líbano :

Um ataque aéreo contra Israel foi iniciado na noite desta terça-feira, 1º de outubro. Sirenes e explosões foram ouvidas em diferentes partes do país, incluindo na capital Tel Aviv. Ainda não há informações sobre feridos. Os mísseis foram lançados pelo Irã como uma resposta à escalada da violência israelense contra o Hezbollah no Líbano, que matou o principal líder do grupo, Hassan Nasrallah, e após a invasão terrestre do território sul do país árabe. O governo iraniano confirmou o ataque em comunicado oficial transmitido pela TV estatal do país.

Por volta das 13h36 (horário de Brasília) Daniel Hagari, o porta-voz do exército israelita, pediu aos moradores de Israel, de regiões centrais como Tel Aviv, para buscarem proteção.

Misseis no céu de Tel Aviv
Misseis no céu de Tel Aviv
Foto: Ammar Awad

Às 14h15 (horário de Brasília), a Guarda Revolucionária do Irã confirmou o ataque. Em comunicado, o país afirma que os mísseis lançados foram uma resposta aos assassinatos de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, e de Hassan Nasrallah.

“Em resposta ao martírio de Ismail Haniyeh, Hassan Nasrallah e (comandante da Guarda do IRGC) Nilforoshan, visamos o coração dos territórios ocupados”, disse  a Guarda Revolucionária.

Imagens transmitidas pela TV Al Jazeera mostram os mísseis sendo interceptados pelo Domo de Ferro, sistema de defesa aérea do país judaico.

Pessoas buscam abrigo durante ataque contra Israel
Pessoas buscam abrigo durante ataque contra Israel
Foto: Ronen Zvulun

O que se sabe sobre o ataque:

  • Ao menos 250 mísseis iranianos foram lançados contra Israel;
  • Explosões foram ouvidas em cidades como Jerusalém e Tel Aviv;
  • Os mísseis também foram vistos cruzando o céu de Amã, capital jordaniana. Moradores relataram barulhos de explosões à distância que foram seguidos por alguns flashes de luz;
  • O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, deu a ordem para lançar mísseis contra Israel, e afirmou que o país "está totalmente pronto para qualquer retaliação", informou a Reuters;
  • A missão do Irã nas Nações Unidas chamou o ataque de "resposta legal, racional e legítima aos atos terroristas". "Se o regime sionista ousar responder ou cometer outros atos de malevolência, haverá uma resposta subsequente e esmagadora. Os Estados regionais e os apoiadores dos sionistas são aconselhados a se separar do regime", escreveu a missão nas redes sociais.

Pouco antes dos mísseis atingirem o país, um tiroteio deixou ao menos 8 pessoas mortas em Jaffa, cidade vizinha a Tel Aviv.

Reportagem em atualização

*Com informações da Al Jazeera e do Haaretz

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade