Itália endurece medidas anti-Covid na ilha da Sardenha
O governo italiano endurecerá as medidas contra a propagação do novo coronavírus na região da Sardenha, a partir da próxima segunda-feira (22), segundo decreto no ministro da Saúde, Roberto Speranza.
A ilha era a única região na faixa "branca", que permite a reabertura de academias, atendimento presencial em restaurantes e não precisa respeitar o toque de recolher noturno entre 22h e 5h.
Com a nova medida, a região será reclassificada como zona laranja, regime em que é permitido se deslocar dentro do próprio município de residência, mas bares e restaurantes continuam fechados para consumo local.
Já a Campânia permanecerá na faixa vermelha, a mais restritiva, enquanto que Molise será a única região a deixar o lockdown para passar para a fase laranja. O governador da Puglia, Michele Emiliano, por sua vez, declarou que pensa "na hipótese de um maior endurecimento das medidas em relação às previstas pelo governo na zona vermelha".
No novo mapa da Covid na Itália 10 regiões e uma província autônoma estão em vermelho: Puglia, Campânia, Molise, Lazio, Marcas, Emili-Romagna, Piemonte, Lombardia, Vêneto e Friuli Venezia Giulia, além de Trento.
Já Sicília, Calábria, Basilicata, Abruzzo, Úmbria, Toscana, Ligúria, Vale de Aosta, Bolzano, Sardenha e Molise estão na faixa laranja.
Segundo dados epidemiológicos do monitoramento semanal do Instituto Superior de Saúde (ISS), entre 12 e 18 de março, a incidência de infecções pelo vírus Sars-CoV-2 em todas as regiões nas cores escuras (vermelha e laranja) está aumentando significativamente, enquanto o índice de contágio Rt permanece estável em 1,6.
Os números diários do Ministério da Saúde registram mais de 25,7 mil novos casos e uma diminuição ligeira nas mortes, mas ainda permanecem em níveis elevados.
De acordo com a pasta, a situação ainda é gravíssima e a Itália sente o peso da circulação de variantes do coronavírus, o que ressalta a necessidade de manter "medidas nacionais estritas de mitigação", de reduzir "interações físicas" e "mobilidade".