Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália espera 'bom senso' de Trump sobre ameaças tarifárias à UE

'Protecionismo prejudica confiança entre países', diz Mattarella

24 mar 2025 - 12h00
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta segunda-feira (24) que "espera bom senso" do governo de seu homólogo americano, Donald Trump, que ameaça impor tarifas a produtos da União Europeia, como tem feito com outros países.

    "A UE tem força e autoridade para negociar com calma sobre uma escolha tão sem motivo como as tarifas", disse Mattarella ao ser questionado sobre o tema durante as celebrações da assinatura do Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) em 1957.

    Para o chefe de Estado italiano, o protecionismo dos EUA "cria obstáculos no mercado, alterando-o, penalizando os produtos de qualidade".

    "Para nós, isso é inaceitável, como deve ser a todos os países. Uma colaboração sobre regras leais é indispensável, mas a resposta não são as tarifas, e sim as regras a serem respeitadas", frisou Mattarella, segundo o qual os mercados abertos atendem a dois quesitos: "paz e exportação".

    "Mercados fechados colocam em risco a confiança entre as nações e a colaboração internacional, enquanto mercados abertos, com comércios comuns, criam confiança, um tecido de colaboração que garante a paz", falou o líder italiano, que, durante o evento, foi presenteado por jovens de uma organização agrícola local com produtos Made in Italy (azeite, vinho, queijo e macarrão).

    "Essa é a Itália", agradeceu o presidente. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade