Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália inicia vacinação de crianças contra Covid

País vive momento de alta nos casos de coronavírus

16 dez 2021 - 08h39
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Começou nesta quinta-feira (16) a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos de idade contra a Covid-19 em toda a Itália, país que enfrenta uma expansão nos casos do novo coronavírus desde meados de outubro.

Vacinação contra Covid em Turim, norte da Itália
Vacinação contra Covid em Turim, norte da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A campanha de imunização de crianças já havia iniciado na região do Lazio, onde fica a capital Roma, na última quarta (15), mas o restante da Itália deu a largada apenas nesta quinta.

A vacinação dessa faixa etária é feita exclusivamente com o imunizante da Biontech/Pfizer, porém com uma dosagem menor: 10 microgramas por dose, contra 30 microgramas para as pessoas a partir de 12 anos.

"Estamos convencidos sobre a vacina. Pedimos a opinião do pediatra de nossa confiança e decidimos dar a vacina", disse a mãe do pequeno Liam, primeiro menino imunizado no principal centro de vacinação de Florença, capital da Toscana.

Já o consultor do programa de imunização contra Covid na Lombardia, Guido Bertolaso, afirmou que a faixa etária entre cinco e 12 anos é a mais atingida pelos novos casos da doença atualmente. "Diante disso, não há dúvidas sobre a necessidade de vacinar nossos filhos e netos. Quem diz que a Covid não é uma doença perigosa para a infância não sabe do que está falando", afirmou.

Até o momento, pouco mais de 77% da população da Itália já concluiu o primeiro ciclo de vacinação contra a Covid (85% das pessoas a partir de 12 anos), porém isso não foi suficiente para evitar uma nova onda de casos.

Na última quarta, o país registrou seu maior número de contágios em um único dia (23.195) desde 1º de abril e voltou a superar a barreira dos 300 mil casos ativos pela primeira vez desde 19 de maio. Já o número de mortes na quarta (129) é o mais alto desde 27 de maio.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade