Script = https://s1.trrsf.com/update-1738077909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália mandará policiais para fronteira entre Gaza e Egito

Contingente faz parte de missão da UE que havia sido suspensa

27 jan 2025 - 10h23
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, informou nesta segunda-feira (27) que policiais italianos devem partir em breve para Rafah, na Faixa de Gaza, para retomar a Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia (Eubam) na região.

    A iniciativa, que tem como objetivo fornecer uma presença adicional de tropas estrangeiras de segurança na fronteira entre Gaza e Egito a fim de construir confiança entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP), havia sido suspensa com a guerra, porém será retomada com o anúncio do cessar-fogo.

    "A Itália está pronta para se fazer cada vez mais presente no Oriente Médio, seja do ponto de vista político como através da presença de nossos militares na Palestina", declarou Tajani, acrescentando que os policiais devem partir da Itália em um voo das Forças Armadas.

    Sobre a retomada da Eubam em Rafah, o ministro lembrou que a missão "é muito importante por ser um compromisso europeu, mas também dos policiais" italianos, "que sempre estiveram" na região, "começando por Jericó, para a formação da polícia da ANP".

    Rafah fica no extremo-sul de Gaza e abriga dezenas de milhares de refugiados palestinos, os quais não têm permissão para cruzar a fronteira egípcia. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade