Itália não precisa de 'pressa' para ponte, diz UE
Salvini quer ligação rodoviária no Estreito de Messina
A União Europeia afirmou nesta terça-feira (6) que a Itália não precisa ter "pressa" para construir a ponte no Estreito de Messina, projeto idealizado há décadas e que agora o ministro da Infraestrutura e dos Transportes, Matteo Salvini, adotou como bandeira de sua gestão.
"É importante que o governo italiano não tenha pressa e apresente um projeto muito bem feito", disse à ANSA a comissária de Transportes da UE, Adina Valean. "E digo isso porque haverá muita concorrência. Temos muitos pedidos e projetos muito importantes em toda a Europa", acrescentou.
As declarações foram dadas no dia seguinte a um encontro entre Valean e Salvini para discutir um possível financiamento europeu para a ponte no Estreito de Messina, que ligaria a ilha da Sicília à Península Itálica.
"O atual governo, após 54 anos de falta de esforços, tem toda a intenção de fazer uma ligação estável entre a Sicília e a Calábria para a conclusão do corredor escandinavo-mediterrâneo", disse o ministro italiano na última segunda-feira (5).
A construção da ponte foi colocada como prioridade por Salvini, que tenta usar a visibilidade do projeto para recuperar a popularidade perdida. O ministro acredita que é possível iniciar as obras "dentro de dois anos".