Itália participará de reunião do G20 sobre transição energética no Brasil
Cúpula acontecerá em Foz do Iguaçu no próximo dia 4 de outubro
O ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Pichetto Fratin, participará da reunião de Transição Energética do G20, em Foz do Iguaçu, no Brasil, na próxima sexta-feira (4).
A expectativa é de que os ministros discutam, entre outros assuntos, o financiamento de transições energéticas para as economias em desenvolvimento e os países vulneráveis, além de o papel dos biocombustíveis sustentáveis a nível global.
"[Estas] são questões que vão na direção proposta pela Itália na presidência do G7 que, em Turim, colocou a África e os biocombustíveis entre os focos, para uma transição justa e sustentável que também leva em conta as necessidades de segurança energética", declarou Pichetto Fratin, ao comentar o programa de trabalho.
De acordo com o político, "é também por isso que a Itália está determinada a fazer a sua parte e a presidência brasileira pode contar com a nossa contribuição".
Os trabalhos da reunião do G20 serão realizados na manhã do próximo dia 4 de outubro, e Pichetto Fratin também participará do evento final de duas iniciativas que antecedem o G20. São elas: a cúpula ministerial de Energia Limpa, que reúne 28 países para acelerar a transição global, e da Missão Inovação, com 23 nações para incentivar os investimentos públicos em pesquisa sobre tecnologias limpas.
Já no final do G20, o ministro italiano participará do 4º Diálogo de Alto Nível sobre Transição Energética, organizado pela presidência da COP 29 e pela Agência Internacional de Energia (IEA). .