Itália vai receber 21 crianças palestinas de Gaza com câncer
País mira combate à falta de assistência sanitária no enclave
A Itália receberá um grupo de 21 crianças palestinas com câncer e provenientes da Faixa de Gaza, ação que é resultado da recente visita do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores do país, Antonio Tajani, à Cisjordânia.
O assunto foi discutido durante uma reunião convocada pelo chanceler nesta quarta-feira (22) sobre o "Food for Gaza", projeto italiano de assistência alimentar à população palestina.
Governos regionais e institutos policlínicos universitários com experiência em ações internacionais já estão trabalhando para receber os pacientes.
A reunião aconteceu na esteira do cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza e do anúncio, por parte de Tajani, de uma nova doação de 10 milhões de euros (R$ 61 milhões) em intervenções de emergência no enclave, incluindo 15 caminhões do Programa Mundial de Alimentos e 15 toneladas de ajuda sanitária emergencial.
Um primeiro plano de ação foi apresentado pela reitora da Universidade de Roma La Sapienza, Antonella Polimeni, em nome dos demais policlínicos participantes, com foco prioritário no atendimento ao público materno-infantil em Gaza.
Isso inclui oferecer equipe médica especializada, instalação em loco de sistemas informáticos que permitam um contato contínuo, além da promoção de campanhas para o recolhimento de fundos, medicamentos e dispositivos médicos. .