Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Itamaraty aponta um brasileiro ferido e três desaparecidos em ataques entre Israel e Hamas

Até o momento, não há registro de brasileiros entre os mais de 1.000 mortos na região

8 out 2023 - 14h26
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Ataques e contra-ataques entre Israel e Hamas causam destruição e morte
Ataques e contra-ataques entre Israel e Hamas causam destruição e morte
Foto: DW / Deutsche Welle

Ao menos um brasileiro foi ferido e outros três estão desaparecidos na área de conflito em Israel e na Palestina, segundo o boletim do Ministério das Relações Exteriores, divulgado no início da tarde deste domingo, 8. Até o momento, não há registro de brasileiros entre os mais de 1.000 mortos na região.

Os quatro brasileiros, de acordo com o Itamaraty, têm dupla nacionalidade e participavam do festival de música eletrônica Universo Paralello, no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza.

Vídeo mostra ataque a edifício do Banco Nacional de Gaza:

Brasileiros na região

São estimados que 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, a grande maioria dos quais fora da área afetada pelos ataques. 

A Força Aérea Brasileira anunciou na manhã deste domingo, 8, o início de uma operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina. Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, há ao menos 6 aeronaves disponíveis para fazer o resgate de até 696 brasileiros. 

A primeira delas --um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros-- irá embarcar ainda neste domingo de Natal (RN) para Roma, na Itália, onde aguardará a ordem para buscar brasileiros em Tel Aviv ou alguma outra região do Oriente Médio.

"Não sabemos ainda se essa primeira decolagem [com os repatriados] será amanhã ou na terça", afirmou Damasceno, que relatou que os cronogramas vão depender da lista de brasileiros interessados em retornar para o país, que é coordenada pelas embaixadas do Brasil na região. 

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu site (https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv), formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que os voos foram confirmados. 

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv +972 (54) 803 5858 e do Escritório de Representação em Ramala +972 (59) 205 5510, com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade