Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japão e Coreia do Norte deveriam conversar, diz líder sul-coreano

8 mai 2018 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão e a Coreia do Norte deveriam iniciar conversas para normalizar as relações bilaterais e contribuir para a paz e a estabilidade da região, disse o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a um jornal japonês nesta terça-feira.

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un 27/04/2018 Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters
Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un 27/04/2018 Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters
Foto: Reuters

"Em particular, acho que o diálogo entre o Japão e a Coreia do Norte deveria ser retomado", disse Moon na entrevista ao Yomiuri Shimbun.

"Se as relações Japão-Coreia do Norte forem normalizadas, isso contribuiria muito para a paz e a segurança do nordeste da Ásia para além da península coreana", afirmou em respostas escritas a perguntas enviadas pelo jornal.

Na cúpula de Moon com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, no mês passado os dois lados concordaram em trabalhar pela desnuclearização. Durante a reunião, Kim disse estar "pronto para ter um diálogo com o Japão a qualquer momento", relatou Moon à publicação.

Tóquio qualificou os programas de armas e mísseis nucleares de Pyongyang como o maior desafio de segurança enfrentado pelos japoneses desde a Segunda Guerra Mundial.

"Não há mudança em nossa postura de buscar resolver o tema dos sequestros e encerrar os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte antes de tentarmos normalizar as relações diplomáticas com Pyongyang", disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

A entrevista de Moon foi realizada antes de uma cúpula entre Moon, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o premiê chinês, Li Keqiang, em Tóquio na quarta-feira.

A Coreia do Norte deve ter destaque na pauta, mas na semana passada um diplomata da China disse que as conversas terão como foco a cooperação regional, não a península coreana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade