Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Japão registra terremoto na costa sul e emite alerta de tsunami; vídeos registram casas balançando

Tremor na ilha principal de Kyushu registrou magnitude preliminar de 7,1; alerta de tsumani foi suspenso às 10h (horário de Brasília)

8 ago 2024 - 10h59
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Japão registra terremoto na costa sul e emite alerta de tsunami
Japão registra terremoto na costa sul e emite alerta de tsunami
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um forte terremoto atingiu a costa sul do Japão, na ilha principal de Kyushu, na madrugada da quinta-feira, 8. O tremor registrou magnitude preliminar de 7,1 e gerou um alerta de tsunami no país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA). 

O terremoto ocorreu por volta das 16h43 (4h43 de Brasília). Os principais efeitos do terremoto foram sentidos na cidade de Nichinan e nas áreas próximas da prefeitura de Miyazaki, em Kyushu. Em Miyazaki, já foram observadas ondas de até 50 cm de altura, informou a emissora pública NHK.

Horas depois do tremor, o alerta de tsunami foi suspenso. "Todos os alertas de tsunami foram suspensos às 22h (horário local e 10h no horário de Brasília) do dia 8. Por enquanto, há apenas ligeiras alterações no nível do mar, por isso tome cuidado", disse a agência em comunicado compartilhado no X, antigo Twitter.

Os operadores de usinas nucleares em Kyushu e Shikoku disseram que estavam verificando se havia algum dano para eles. Até o momento nenhum dado foi revelado. Terremotos em áreas com usinas nucleares têm sido uma grande preocupação desde que um grande terremoto e tsunami em março de 2011 desencadearam o desastre nuclear de Fukushima.

Nas redes sociais circulam vídeos que mostram a magnitude dos tremores. Confira: 

O Japão está situadoacima de quatro grandes placas tectônicas conhecidas também como o 'Anel de Fogo' do Pacífico. Isso torna o país um dos locais com maior atividade tectônica do mundo,  sofrendo cerca de 1,5 mil tremores por ano. (*Com informações do The Guardian e NHK)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade