Joe Biden visita cidades afetadas por tornados nos EUA
Fenômenos deixaram mais de 80 mortos em vários estados
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou as cidades de Mayfield e Dawson Springs, no Kentucky, que foram atingidas por uma série de tornados no último fim de semana.
Os mais de 30 tornados que atingiram os Estados Unidos mataram pelo menos 88 pessoas, sendo 74 em Kentucky. Além disso, os fenômenos deixaram milhares de indivíduos desabrigados.
Em um helicóptero, Biden sobrevoou Mayfield e observou as pilhas de escombros acumuladas onde antes ficavam os bairros da cidade. O presidente também caminhou pelas ruas e abraçou os sobreviventes.
O chefe de Estado norte-americano confirmou que o governo irá custear os gastos com ajuda emergencial pelos próximos 30 dias. Ele ainda acrescentou que tragédias provocadas por desastres naturais "ou une as pessoas ou as separa".
"O alcance e a escala dessa destruição são quase inacreditáveis. Tenho a intenção de fazer o que for necessário e pelo tempo que for preciso para apoiar o estado e seus líderes locais. Não existem tornados vermelhos e tornados azuis", declarou Biden.
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (Fema, na sigla em inglês) enviou várias equipes de resgate para auxiliar os sobreviventes no processo de registro para que possam receber a assistência necessária. Dezenas de geradores e mais de 500 mil litros de água também foram encaminhados para Kentucky.
Além do Kentucky, os estados do Illinois, Tennessee, Missouri e Arkansas registraram vítimas. Seis pessoas, inclusive, estavam em uma loja da Amazon em Edwardsville e morreram após a queda do teto da estrutura.
O papa Francisco também lamentou as mortes e fez uma oração especial para os atingidos pelos tornados nos Estados Unidos..