Jogadores atravessam Ucrânia e são recebidos por clube
Marlyson, Fabinho e Derek foram recebidos pelo Rukh FC, em Vynnyky
Um trio de jogadores brasileiros do Metalist 1925 saiu de Kharkiv e cruzou a Ucrânia até chegar em Vynnyky, que fica cerca de 100km da fronteira com a Polônia. Marlyson, Fabinho e Derek foram acolhidos na sede do Rukh FC, adversário do Metalist 1925 no Campeonato Ucraniano.
O clube dos atletas publicou uma foto dos três nas redes sociais agradecendo ao Rukh pelo suporte prestado aos jogadores:
"Ontem de manhã, conseguimos tirar com segurança de Kharkov os brasileiros. Marlyson, Fabinho e Derek estão atualmente na base do Rukh FC em Vynnyky e com tudo o que precisam. Somos muito gratos a Hryhoriy Petrovich Kozlovsky [presidente do Rukh]!", escreveu o Metalist 1925.
Na semana passada, o trio foi a púbico expressar suas preocupações com sobre a tensão vivida no país após os ataques militares feitos pela Rússia.
🚨 URGENTE: Mais jogadores brasileiros na Ucrânia, agora do Metalist 1925 Kharkiv, pedem apoio ao Brasil para deixar o país.
"Que a gente saia daqui o mais de pressa possível" pic.twitter.com/vl5xkd2Qqs
— LANCE! (@lancenet) February 24, 2022
ENTENDA O CASO
Desde 2014, a região de Donetsk se declarou independente da Ucrânia e por conta dos conflitos geopolíticos, o Shakhtar teve que deixar a cidade de origem e atuar em Kiev. O mesmo acontece com a região de Luhansk. Na última segunda-feira, Vladimir Putin, presidente da Rússia, reconheceu a independência das duas províncias.
Nesta quinta-feira, a Rússia decidiu invadir militarmente a Ucrânia com o argumento de que está atuando em defesa das reivindicações territoriais. No entanto, há pouco esclarecimento se a nação de Putin busca apenas garantir a soberania de Donetsk e Luhansk ou se planeja se expandir territorialmente.