Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juiz mantém prisão de prefeito de Istambul; Itália tem protesto

Imamoglu é acusado de corrupção e apoio a grupos terroristas

23 mar 2025 - 12h08
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal turco manteve neste domingo (23) a prisão preventiva do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, enquanto ele aguarda seu julgamento por diversas acusações, incluindo suposta "corrupção", "suborno" e "ajuda e cumplicidade ao terrorismo".

    Segundo a imprensa local, o principal rival político do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi transferido para a prisão de Silivri, junto com outras 50 pessoas presas no caso.

    O comboio partiu do tribunal de Caglayan, em Istambul, e chegou por volta das 16h30 (horário local) à penitenciária, que fica cerca de 80 km a oeste do centro da cidade, no Bósforo. Logo após, Imamoglu destacou que "nunca" vai desistir. "Vamos remover essa mancha da nossa democracia", garantiu ele em mensagem no X.

    A confirmação da prisão eleva ainda mais a tensão no país, que tem sido palco de protestos desde quarta-feira (19) passada. Até agora, mais de 340 pessoas já foram presas em manifestações marcadas por violência depois de o governo de Erdogan determinar a atuação da polícia.

    Segundo o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, alguns militantes jogaram ácido em um policial. Conflitos entre manifestantes e forças de segurança ocorreram em Istambul, Ancara e Esmirna.

    Hoje, uma manifestação a favor de Imamoglu também foi convocada na Piazza Santa Maria Novella, em Florença. Entre os presentes estava o ex-prefeito da cidade italiana Dario Nardella.

    A iniciativa tem como objetivo pedir ao Palazzo Vecchio que "interrompa todas as relações com o executivo nacional turco" e apoie concreta e convincentemente os protestos contra as ações do governo turco". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade