Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Kamala Harris defende combate à corrupção na Guatemala e diz a imigrantes: "não venham"

7 jun 2021 - 18h53
Compartilhar
Exibir comentários

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse nesta segunda-feira que teve uma conversa "robusta" com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, sobre a necessidade de combater a corrupção para ajudar a conter a imigração ilegal da América Central para os EUA.

Kamala Harris visita Guatemala
 7/6/2021   REUTERS/Carlos Barria
Kamala Harris visita Guatemala 7/6/2021 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

Em uma entrevista coletiva com Giammattei, Harris afirmou que uma força tarefa dos EUA vai trabalhar ao lado de promotores locais para punir agentes corruptos na região.

O governo Biden identificou a corrupção como uma causa estrutural da pobreza e da violência que incentiva números recordes de centro-americanos a deixarem a região em direção aos Estados Unidos. 

Na preparação para a visita de Harris à Guatemala, sua primeira viagem oficial ao exterior, diferenças de opiniões surgiram sobre a luta contra a corrupção. 

"Tivemos uma conversa robusta, honesta e minuciosa", disse Harris na entrevista coletiva após uma reunião de três horas com Giammattei, que disse que eles discutiram as preocupações dos EUA sobre acontecimentos na Guatemala. 

"O presidente e eu discutimos a importância de um Judiciário independente e da luta contra corrupção", disse Harris. Washington criticou a remoção de um juiz do mais alto tribunal da Guatemala, e Giammattei argumentou que o processo foi legítimo.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702))

REUTERS TR

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade