Kirchner e Macri discutem via Twitter: "Você é um engenheiro muito mentiroso", disse ela
O ex-presidente respondeu: "O governo dela e o do marido foram desastrosos em energia, os piores da história"
A vice-presidente Cristina Kirchner não poupou o ex-presidente Mauricio Macri, após ele fazer críticas sobre a inauguração do gasoduto Néstor Kirchner. Ela citou uma entrevista da mãe do ex-presidente ao NEWS: "Agora se entende por que sua mãe o puniu por mentir".
Na mesma moeda, o ex-presidente rebateu: "O governo dela e o do marido foram desastrosos em energia, os piores da história" .
Cristina retrucou: "Você é um engenheiro muito mentiroso".
Redes sociais
A discussão foi iniciada por Cristina Kirchner no Twitter: "Sobre os números que falávamos na inauguração do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner que, com seus 573 quilômetros, permite a incorporação, nesta primeira etapa, de 11 milhões de m3/dia à rede principal de gás ".
La primera cosa que se me ocurre es decir algo que está muy adentro nuestro: esto que pasó no fue magia.
Estos 573 kilómetros que coronan la recuperación de nuestra petrolera de bandera en el 2012 y de los acuerdos que supimos celebrar con Chevrón, culminan con esta parte, que… pic.twitter.com/0TadqlSQPF
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) July 9, 2023
Nos números que compartilhou, ela comparou as obras de infraestrutura energética de seus governos com as de seu falecido marido, Néstor Kirchner, e do ex-presidente Cambiemos.
" Entre 2003 e 2015, foram instalados 3.211 quilómetros de gasodutos tronco e 290.690 HP em centrais de compressão, o que permitiu aumentar a capacidade de transporte da produção nacional de gás em 26 milhões de m3/dia". En tanto, señaló que 'entre 2016 y 2019', durante la gestión de Macri, "se instalaron 53 kilómetros de gasoductos troncales y 3.100 HP en plantas y turbocompresoras, cifras que -como los propios valores indican- no tuvieron impacto alguno en el sistema de transporte".
E em tom irônico, apelou para uma frase de Alicia Blanco Villegas, mãe de Macri, que havia dito em entrevista: "Agora se entende porque a mãe dele o puniu por mentir", encerrou.
A propósito de los números sobre los que charlábamos ayer en la inauguración del Gasoducto Presidente Néstor Kirchner que, con sus 573KM, permite incorporar, en esta primera etapa, 11 millones de m3/día a la red troncal de gas.
Entre 2003 y 2015 se instalaron 3.211KM de…
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) July 10, 2023
Macri rebateu Cristina questionando a produção de gasoduto na gestão dele. "O vice-presidente me acusa de não ter construído gasodutos. Por que ele faria isso, se nos deixou sem gasolina para transportar? Seu governo e o de seu marido foram desastrosos em termos de energia, os piores da história: a produção caiu quase todos os anos, as importações e os subsídios se multiplicaram."
La vicepresidenta me acusa de no haber construido gasoductos. ¿Para qué iba a hacerlo, si nos había dejado sin gas para transportar? Su gobierno y el de su marido fueron desastrosos en energía, los peores de la historia: cayó la producción casi todos los años, multiplicaron las… pic.twitter.com/214ksR6oiS
— Mauricio Macri (@mauriciomacri) July 10, 2023
E acrescentou: "Em Vaca Muerta praticamente não fizeram nada. Quando chegamos recuperamos a produção de gás, multiplicamos por cinco a atividade de Vaca Muerta e só então, graças a esse sucesso, se fez necessário um novo gasoduto. Saímos pronto para começar a obra. Era preciso apertar um botão. Mas não fizeram, comeram dois invernos de preços altos e só agora o inauguram, depois de fazer o país perder 6 bilhões de dólares por ineficiência e seus negócios."