Leonardo e Iveco estão em disputa por blindados para Brasil
Planta de produção para torre Hitfact MkII é estudada
O Consórcio CIO, uma "joint venture" entre as empresas italianas Leonardo e Iveco Defence Vehicles, está na disputa para conquistar a encomenda de 98 veículos blindados de combate 8x8 para o Exército brasileiro.
Caso a negociação seja bem sucedida, a Leonardo está pronta para iniciar uma planta de produção para a torre Hitfact MkII com a qual os tanques 8x8 Centauro II serão equipados.
Segundo a empresa italiana, citada pelo site Infodefensa, líder de notícias sobre defesa e segurança, numa primeira fase, as novas plantas, com o envolvimento de empresas locais da Base Industrial de Defesa (BID), seriam destinadas principalmente à montagem de todos os componentes que integram a torre, atualmente fabricada na Itália. Mas no futuro, a companhia gostaria de fabricar os diversos componentes e o Hitfact MkII no país para exportação.
No entanto, a Leonardo não está interessada apenas no contrato dos novos tanques. No Brasil, a empresa também está de olho no programa de modernização dos tanques Leopard 1A BR, atualmente em uso no país.
O Consórcio CIO pretende ainda ter novas infraestruturas no sul do Brasil, por proximidade com o cliente e para responder a todas as necessidades de apoio logístico do Exército ao veículo blindado 8x8.