Líder da extrema-direita da França cancela discurso nos EUA após gesto nazista de ex-assessor de Trump
Jordan Bardella disse que, assim que viu a saudação, teve certeza que deveria declinar o convite.
O líder do partido Rally Nacional (representante da extrema-direita na França) Jordan Bardella cancelou seu discurso na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), evento programado para acontecer entre os dias 19 e 22 deste mês, em Maryland, nos Estados Unidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Bardella anunciou nesta sexta-feira, 21, o cancelamento de seu discurso devido ao gesto nazista feito algumas horas antes no pódio da conferência por Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, informou o The Guardian.
"Enquanto eu não estava presente na sala, um dos oradores permitiu-se, como uma provocação, fazer um gesto referindo-se à ideologia nazista. Consequentemente, tomei a decisão imediata de cancelar minha participação", disse o eurodeputado ao jornal.
Bannon fez o mesmo gesto antes realizado por Elon Musk durante a posse de Donald Trump, no dia 6 de janeiro deste ano.
Bardella, que estava em Washington antes da sua aparição e disse que pretendia falar sobre as relações entre os EUA e a França, emitiu um comunicado dizendo: “Ontem, enquanto eu não estava presente na sala, um dos oradores, por provocação, permitiu-se um gesto alusivo à ideologia nazista. Portanto, tomei a decisão imediata de cancelar meu discurso que estava agendado para esta tarde.”
O partido Reunião Nacional foi derrotado nas eleições antecipadas da França no verão passado por uma aliança de esquerda.