Líder do M5S indica 5 candidatas para eleições europeias
Anúncio foi feito pelo vice-premier Luigi Di Maio hoje (13)
O vice-premier e ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália, Luigi Di Maio, líder do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), apresentou neste sábado (13) cinco mulheres para representarem a legenda nas eleições europeias do próximo mês de maio. As candidatas são: a CEO da empresa Olidata, Alessandra Todde (Ilhas); a gerente de administração pública de Gênova e Novara, Maria Angela Danzì (Noroeste); a jornalista ameaçada pela máfia, Sabrina Pignedoli (Nordeste); a responsável pelo gabinete do Comitê Econômico e Social Europeu, Daniela Rondinelli (Centro); e a professora universitária Chiara Maria Gemma (Sul). Formada em Ciência da Computação e Engenharia, Todde foi nomeada em dezembro passado entre as 50 mulheres italianas mais influentes no mundo da tecnologia. As cinco líderes foram escolhidas diretamente por Di Maio, enquanto o restante dos candidatos foram selecionados por meio de votação na plataforma Rousseau do M5S. No entanto, os nomes precisam ser ratificados em uma nova votação no site. O slogan para a apresentação das mulheres foi "Continue a mudar na Europa". "Nós nomeamos cinco excelências pela história profissional, pela cultura e experiência. Cinco pessoas que representam na Itália a meritocracia que é um valor para o Movimento 5 Estrelas", explicou Di Maio.
Segundo o vice-premier italiano, Todde, em especial, "é uma pessoa que fará muito por um dos ativos fundamentais, as novas tecnologias". "Eu vivi a maior parte da minha vida no exterior. Depois de 25 anos achei que era hora de devolver algo com compromisso civil.
Decidi aceitar esta candidatura porque o Movimento representa uma força para a mudança e sempre trouxe os temas tecnológicos, querido para mim, para o primeiro plano", agradeceu Todde. As eleições europeias acontecerão entre 23 e 26 de maio.