Lojas de bebidas alcoólicas do Canadá retiram vodkas russas das prateleiras após invasão à Ucrânia
Lojas de bebidas alcoólicas canadenses estão retirando vodkas russas e outros produtos fabricados na Rússia de suas prateleiras, em um ato de condenação à invasão de Moscou à Ucrânia.
As lojas nas províncias de Manitoba e Newfoundland disseram que retirariam os destilados russos. Ontário, a província mais populosa do Canadá, também orientou o Conselho de Controle de Bebidas Alcoólicas de Ontário a remover todos os produtos russos.
Todos os produtos fabricados na Rússia foram retirados de 679 lojas apenas em Ontário.
O Canadá importou 3,78 milhões de dólares de bebidas alcoólicas da Rússia em 2021, segundo dados da Statistics Canada. É uma queda de 23,8%, de 4,96 milhões em 2020. A vodka é a o segundo destilado mais popular entre consumidores canadenses, após o whisky, disse a Statscan.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou sanções contra a Rússia que, segundo ele, causariam "graves custos às cúmplices elites russas" e limitariam a habilidade do presidente Vladimir Putin de continuar financiando a invasão.
"Ontário se junta aos aliados do Canadá na condenação ao ato de agressão do governo da Rússia contra o povo ucraniano e apoiamos as tentativas do governo federal de sancionar o governo russo", disse o ministro das Finanças de Ontário, Peter Bethlenfalvy, em um comunicado.
"O povo de Ontário sempre será contra a tirania e a opressão", disse Bethlenfalvy.