Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Lula diz que vai consolidar relação com China e convidar presidente chinês para visita ao Brasil

Presidente explicou que uma das intenções da viagem é buscar investimentos dos chineses para auxiliar na geração de empregos

10 abr 2023 - 19h54
(atualizado às 20h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula embarca na terça-feira para a China, após um adiamento da viagem por conta de uma pneumonia
Lula embarca na terça-feira para a China, após um adiamento da viagem por conta de uma pneumonia
Foto: WILTON JUNIOR/ Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira que em sua viagem à China, nesta semana, vai consolidar a relação brasileira com o país asiático, o que inclui um convite ao presidente chinês, Xi Jinping, para uma visita oficial ao Brasil.

Em entrevista à Voz do Brasil, Lula explicou que a intenção da viagem desta semana é buscar investimentos dos chineses para auxiliar na geração de empregos e de ativos, além de tentar abrir caminho para a venda de mais produtos brasileiros.

"Na China nós vamos consolidar a nossa relação", disse o presidente, afirmando que a relação havia ficado "amortecida" no governo de seu antecessor.

"Nós vamos tentar convencer os chineses a fazer mais investimento aqui, mas nós também vamos tentar vender aviões da Embraer para eles, nós vamos tentar vender mais soja, tentar vender mais milho, tentar vender mais carne", explicou.

Sobre o convite ao presidente chinês, Lula comentou que pretende, além de fazer a conversa bilateral, mostrar o país e projetos de interesse a Xi.

Lula embarca na terça-feira para a China, após um adiamento da viagem por conta de uma pneumonia e uma infecção viral que impuseram cerca de uma semana de repouso e medicamentos ao presidente.

Na China, Lula deve se encontrar com Xi no dia 14. Antes disso, desembarca no dia 12 em Xangai, onde participa, no dia 13, de cerimônia oficial de posse da ex-presidente Dilma Rousseff como nova chefe do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics, sediado na cidade chinesa. No mesmo dia 13, segue para Pequim.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade