Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula reabrirá embaixada em Caracas; EUA indicam nova embaixadora

Relações diplomáticas passam por fase de reformulação

15 dez 2022 - 13h22
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai retomar as relações diplomáticas com a Venezuela a partir do dia 1º de janeiro de 2023, confirmou o novo ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira.

Duas mudanças importantes vão ocorrer já no início do governo Lula
Duas mudanças importantes vão ocorrer já no início do governo Lula
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (14), o futuro chanceler afirmou que "o presidente Lula me instruiu para que fossem restabelecidas as relações [...] e num, primeiro momento, com um encarregado de negócios para retomar os prédios que temos lá, residências, chancelaria, reabrir a embaixada e, posteriormente, indicar um embaixador".

As relações entre os dois países foram rompidas em 2019, no início do governo de Jair Bolsonaro. Desde então, o país não tem representantes na nação vizinha e a "representação diplomática" venezuelana no Brasil é feita por uma indicada de Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente após o mandatário formal, Nicolás Maduro, ordenar o fechamento da Assembleia Nacional.

EUA

Na noite desta quarta-feira, o Senado dos Estados Unidos aprovou a nomeação de Elizabeth Bagley como a nova embaixadora do país no Brasil. A indicação do nome havia sido feita pelo presidente Joe Biden em janeiro, mas só agora houve a votação.

Em junho, o Comitê de Relações Exteriores do Senado havia rejeitado a indicação de Bagley por conta de uma frase dita por ela em 1998, em que lamentava que o "lobby judeu" fizesse o Partido Democrata - do presidente Biden - apoiasse políticas que ela discordava, como reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

A diplomata atuou na aprovação do acordo Camp David, entre Israel e Egito, e foi embaixadora em Portugal entre 1994 e 1997 no governo de Bill Clinton (1993-2001).

Bagley vai substituir Todd Chapman, que foi indicado pelo republicano Donald Trump (2017-2021), e terá a missão de ajudar na retomada das relações entre as duas nações com a chegada de Lula à Presidência. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade