Lula rebate Trump e promete reciprocidade se EUA taxar produtos brasileiros
Presidente brasileiro declarou ainda que não há "interesse", no momento, para um encontro com o norte-americano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 30, que se os Estados Unidos taxarem os produtos brasileiros como fez com a Colômbia, em retaliação a uma afronta contra as políticas migratórias de Donald Trump, seu governo fará o mesmo com mercadorias americanas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com Lula, o presidente americano recém-empossado tem que respeitar a soberania dos outros países. "Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA", afirmou.
"Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países", prosseguiu Lula, citando também a intenção do republicano de invadir a Groenlândia e tomar o Canal do Panamá.
Embora tenha prometido uma retaliação, Lula disse que pretende "melhorar a relação com os Estados Unidos". "Da minha parte, o que eu quero é melhorar a relação com os Estados Unidos. Exportar mais, se for necessário. Importar mais, se for necessário. E a gente manter a nossa relação, que é de 200 anos", afirmou.
Não obstante, Lula declarou que não há "interesse", no momento, para um encontro entre os dois chefes de Estados. “Não há nenhum interesse agora, acho que nem meu e nem dele [Trump]. Essas conversas só acontecem quando você tem interesse, alguma coisa para tratar”.