Maduro ou González? Pesquisas de boca de urna divulgam resultados divergentes após fim da votação
Eleições na Venezuela aconteceram neste domingo, 28; os resultados oficiais ainda não foram divulgados
As urnas da eleição da Venezuela foram fechadas às 18 horas – 19h, no horário de Brasília –, deste domingo, 28. O resultado oficial ainda não foi divulgado. Os prediletos pelo posto são Nicolás Maduro e Edmundo González, e pesquisas de boca de urna, extra oficiais, mostram resultados divergentes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo dados obtidos pelo O Globo, a agência Hinterlaces, por exemplo, informou que até 12 horas 61,5% dos eleitores tinham votado e que o presidente Nicolás Maduro estava à frente da oposição, Edmundo González, por quase 12 pontos – sendo 54,6% a 42,8%, respectivamente.
Já o instituto de pesquisa Meganalisis questionou esse resultado divulgado e descreveu a agência Hinterlaces como “uma empresa pró-governo”. Nos relatórios da Meganalisis, até 11 horas da manhã, apenas 41% dos eleitores tinham ido às urnas e González aparecia à frente de Maduro por mais de 50 pontos – sendo, neste caso, 65,3% a 13,1%, respectivamente.
Na Venezuela o voto não é obrigatório. De uma população de 30 milhões de habitantes, cerca de 21 milhões de pessoas têm registro para votarem. O mandato no país tem duração de seis anos.
Maduro é o atual presidente do país e confirmou em março que concorreria novamente ao cargo. Sendo assim, ele está no poder desde 2013 e, se ganhar, ingressará em seu terceiro mandato consecutivo – e seguirá no poder até 2030.