Mãe alerta para perigos de desafios online após filha sofrer queimaduras graves
Menina de 12 anos queimou as mãos e os pés ao tentar reproduzir receita
Uma mãe do País de Galês fez um desabafo em tom de alerta depois que sua filha teve queimaduras graves ao reproduzir um desafio culinário das redes sociais. Sophie-Rosie, de 12 anos, foi levada às pressas para o hospital e ficou com bolhas nas mãos e pés depois de tentar cumprir o Desafio Tanghulu.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O viral do TikTok consiste em ensinar a pessoa a fazer o doce tanghulu, tradicional em algumas regiões da China. O preparo envolve calda de açúcar caramelizado, e diferentes temperaturas para criar uma casquinha crocante.
Apesar de o desafio parecer inofensivo, Emma-Louise Owen alertou para o cuidado que os pais devem ter. Segundo ela, para fazer a receita, a filha utilizou um recipiente de plástico, que derreteu no fundo e causou o vazamento do líquido quente.
"As crianças simplesmente absorvem tudo online. Isso poderia ter sido muito pior. Eu queria que outros pais soubessem dos riscos disso. Não quero que isso aconteça com o filho de outra pessoa. Você não pode ficar de olho em seus filhos 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas apenas fique atento ao que eles estão fazendo", disse a mulher do Reino Unido.
A mãe, então, seguiu a explicação contando que, inicialmente, havia falado para a filha não entrar na brincadeira. Com a correria do dia, no entanto, ela deixou a menina fazer a receita, desde que usasse o microondas para esquentar a mistura de água com açúcar.
"Sophie viu essa nova tendência no TikTok. Todos os seus amigos estavam fazendo isso. Eu tinha visto nas redes sociais, celebridades estavam fazendo e parecia ok. Ela me perguntou se poderia fazer o Tanghulu. Eu disse que não, que ela não poderia usar o forno. Mas ela respondeu que um vídeo mostrava que pode ser feito no microondas. Na hora, minha mãe estava me ligando, então eu disse que sim, que ela poderia fazer no microondas, mas que deveria tomar cuidado. Não entendi o contexto real e me sinto uma péssima mãe", continuou.
Embora a garota tenha se machucado, Emma-Louise alertou que os danos poderiam ter sido ainda piores, caso o líquido tivesse atingido o rosto da filha.
"Poderia facilmente ter espirrado em seu rosto e ela teria cicatrizes por todo o rosto ou ficaria cega. Ela agora tem cicatrizes disso. Não há isenção de responsabilidade nas redes sobre esse desafio, como tomar cuidado com respingos e garantir que tenha um adulto com você", completou a mãe.
Ao jornal Daily Mail, um porta-voz do TikTok explicou que a receita está na internet há anos, desde antes de a rede social ser criada. O representante da rede social também destacou que o Tanghulu é tão perigoso quanto qualquer outra receita que exige altas temperaturas e acrescentou que a plataforma é para maiores de 13 anos.