Script = https://s1.trrsf.com/update-1732832711/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Máfia 'perde' caminhão com haxixe em queda de ponte em Gênova

Ponte Morandi desabou em 14 de agosto de 2018

14 dez 2022 - 17h19
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Documentos de uma investigação realizada pelas autoridades italianas revelaram nesta quarta-feira (14) que a máfia perdeu um caminhão refrigerado carregado com 900 quilos de haxixe após o desabamento da ponte Morandi, na cidade de Gênova, em 14 de agosto de 2018.

Queda da ponte Morandi deixou 43 mortos em agosto de 2018
Queda da ponte Morandi deixou 43 mortos em agosto de 2018
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com o relatório, dois dos grupos mafiosos mais poderosos da Itália, 'Ndrangheta (Calábria) e Camorra (Campânia), tentaram recuperar o veículo danificado na tragédia que provocou a morte de 43 pessoas.

A operação "Blu notte", do Departamento Distrital Antimáfia (DDA) de Reggio Calábria, promoveu a prisão de 47 pessoas e investigou 93 suspeitos ao todo.

Em conversa telefônica interceptada, dois dos suspeitos fazem referência ao vídeo do desabamento e negociam a forma mais eficaz de conseguir a droga. "No primeiro pilar que cai, no segundo tem esse caminhão amarelo... Dá pra ver muito bem", diz um dos chefes da 'Ndrangheta.

"Uma van bateu, eu sei, eu sei. Disseram que queriam ir procurá-la", respondeu o outro.

Os dois ainda falam de 900 quilos de fumo "para ferrar os pretos" e debatem como recuperar o caminhão por meio de conexões no mundo da indústria de sucata. Depois de recuperada, a droga seria dividida ao meio entre os dois interlocutores.

"Posso fazer uma coisa, vamos fazer cinquenta-cinquenta, eu vendo e você fica com 50%, mesmo não tendo pago", acrescenta o líder.

Além disso, os mafiosos conversam sobre o paradeiro do veículo, que estaria em um ferro-velho próximo à Calábria, e um deles compartilha orientações para transportar a mercadoria.

Apesar da investigação, as autoridades italianas não têm informações se os criminosos conseguiram recuperar a droga.

Depois da publicação do relatório, o ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, elogiou o trabalho contra "organizações criminosas que atingem os setores econômico e social do país".

De acordo com ele, é "fundamental" acabar com as organizações que controlam o tráfico de entorpecentes para garantir a segurança. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade