Mais de 100 pessoas morrem após chuvas fortes na Índia e no Nepal
Mais de 100 pessoas morreram desde quarta-feira depois que chuvas fortes fora de época atingiram partes da Índia e do Nepal, segundo as autoridades, enquanto o departamento de meteorologia previa mais chuvas para a região.
O Departamento Meteorológico da Índia (IMD) alertou sobre vários riscos climáticos na quarta-feira, com condições de onda de calor no oeste e tempestades na região leste e central, embora a chuva torrencial associada à monção geralmente comece em junho.
Pelo menos 82 pessoas morreram em incidentes relacionados à chuva em Bihar nos últimos dois dias, informou o departamento de gerenciamento de desastres do Estado do leste.
Enquanto isso, no Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, as autoridades disseram que 18 pessoas morreram devido a incidentes relacionados a raios e tempestades.
No vizinho Nepal, relâmpagos e chuvas fortes mataram pelo menos oito pessoas, segundo funcionários da Autoridade Nacional de Desastres.
O escritório de meteorologia da Índia prevê mais chuvas com trovoadas, relâmpagos e rajadas de vento no centro e no leste do país até segunda-feira.
Ondas de calor intensas nos meses de verão do passado recente mataram várias pessoas.
O IMD, órgão estatal, disse na semana passada que a Índia deveria ter um abril muito mais quente, com temperaturas acima do normal na maior parte do país.