Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 6 mil palestinos e 300 israelenses morreram em 15 anos de conflito, diz agência internacional

Os períodos com maior número de vítimas foram em 2008 e 2014

8 out 2023 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários
Aviões de guerra israelenses atacaram a sede do Banco Nacional Islâmico no bairro de Rimal em Gaza
Aviões de guerra israelenses atacaram a sede do Banco Nacional Islâmico no bairro de Rimal em Gaza
Foto: Reprodução

De 2008 até hoje, o conflito entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza já deixou quase 7 mil mortos. Nesses 15 anos, a grande maioria das vítimas foram palestinas: 6.407, segundo levantamento feito pela agência internacional Al Jazeera, publicado neste domingo, 8.

Nesse mesmo período, foram contabilizadas 308 israelenses mortos. O levantamento ainda não contabiliza os mais de 1.000 mortos dos conflitos que começaram neste sábado, 7, já que apenas neste ataque, o balanço mais recente aponta para 700 mortos em Israel.

Os períodos com maior número de vítimas foram em 2008 e 2014, quando, ao todo, tiveram 73 dias de ataques em Gaza.

Guerra

O ataque surpresa de sábado foi o mais mortal contra Israel em décadas. Num ataque de uma amplitude surpreendente, os homens armados do grupo islâmico Hamas usaram explosivos para romper as barreiras fronteiriças que circundam Gaza, tendo depois atravessado a fronteira com motos, caminhonetes, parapentes e lanchas rápidas na costa. No sábado de manhã, entraram em 22 locais fora da Faixa de Gaza, incluindo cidades e outras comunidades a 24 quilômetros da fronteira de Gaza, enquanto o Hamas lançava milhares de foguetes contra cidades israelenses.

Os meios de comunicação israelenses afirmaram que pelo menos 300 pessoas foram mortas e 1.500 ficaram feridas no ataque de sábado. Os combatentes do Hamas levaram para Gaza um número desconhecido de civis e soldados, e uma fila de israelenses com familiares desaparecidos serpenteava à porta de uma esquadra da polícia no centro de Israel para fornecer aos investigadores amostras de DNA e outros meios que pudessem ajudar a identificar os seus familiares.

Segundo as forças armadas, Israel atingiu 426 alvos em Gaza, arrasando edifícios residenciais com explosões gigantescas. Entre eles, uma torre de 14 andares que abrigava dezenas de apartamentos, bem como escritórios do Hamas no centro da cidade de Gaza. As forças israelenses dispararam um aviso pouco antes.

*com informações do Estadão

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade