Mais italianos são evacuados do Sudão em operação da UE
A União Europeia realizou nesta sexta-feira (5) uma operação para evacuar 162 cidadãos provenientes de países do bloco, incluindo Itália, França, Alemanha, Áustria e Suécia, que estavam no Sudão.
O grupo foi retirado do país, palco de um conflito entre forças de segurança do governo e rebeldes pelo poder da nação, em uma embarcação fornecida pela Espanha em um esforço coordenado pelo Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE).
Todos os 162 estrangeiros estão atualmente a caminho da Arábia Saudita, informou Peter Stano, porta-voz do alto representante para Política Externa da UE, Josep Borrell.
"Foi uma evacuação bastante excepcional porque a maioria dos cidadãos da UE foi evacuada do Sudão por avião nas últimas duas semanas. O navio de evacuação foi oferecido pelo governo espanhol", explicou ele.
Segundo Stano, "nos últimos dois dias, o Centro de Resposta à Crise do SEAE e o Estado-Maior da UE coordenaram com os Estados-Membros as medidas necessárias para recolher e retirar cidadãos da UE de cinco países, que ainda se encontravam no Sudão, a bordo da fragata espanhola Reina Sofia".
"Esta operação foi também apoiada no terreno pelas Nações Unidas", acrescentou o porta-voz, ressaltando que "desde o início dos confrontos internos no Sudão, os Estados-membros da UE organizaram 32 voos de evacuação e duas evacuações navais, trazendo para casa mais de 2,4 mil pessoas da UE e países não pertencentes à UE". .