Marrocos evita tentativa de migração em massa para enclave espanhol de Ceuta
Autoridades marroquinas preveniram neste domingo que dezenas de imigrantes ultrapassassem uma cerca na fronteira para chegar ao enclave espanhol de Ceuta, após a ação ter sido organizada por rede social.
Os dois enclaves espanhóis na costa mediterrânea marroquina, Ceuta e Melilla, compartilham as únicas fronteiras por terra entre a União Europeia e a África. Os enclaves esporaridcamente lidam com ondas de tentativas de invasão de imigrantes tentando chegar à Europa.
Na mais recente tentativa, dezenas de imigrantes se reuniram no topo da montanha Fnideq no domingo e começaram a atirar pedras nas forças de segurança marroquinas, como mostra o vídeo de um site local de notícias. A polícia os impediu de chegar até a cerca de Ceuta.
As autoridades marroquinas disseram que prenderam pelo mneos 60 pessoas na última semana por usar redes sociais para incitar imigrantes a tentar um cruzamento em massa.
Desde sexta-feira foram reforçadas as forças de segurança marroquinas em Fnideq.
"É o maior contigente de segurança já registrado em Fnideq, com as autoridades agindo preventivamente, com a criação de inúmeros pontos de checagem nas estradas do norte do Marrocos", disse Mohammed Ben Aissa, ativista local de direitos humanos.