Meloni visita tropas italianas no Iraque
Premiê da Itália também se reuniu com primeiro-ministro
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, desembarcou em Bagdá nesta sexta-feira (23) para se encontrar com militares italianos que participam da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Iraque.
Em sua primeira viagem oficial ao Oriente Médio, a líder de extrema direita também foi recebida pelo premiê iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, que está no poder desde o fim de outubro, e se reuniu com o embaixador da Itália em Bagdá, Maurizio Greganti.
"Estou muito contente por estar aqui hoje no Iraque, naquela que é minha primeira missão bilateral fora da Europa", afirmou Meloni durante o encontro com Al-Sudani. "O Iraque é um país amigo e que demonstrou mais uma vez que acredita na democracia com a recente formação do governo", acrescentou.
A premiê ressaltou as colaborações bilaterais nos campos militar, energético, industrial e cultural, mas disse que é possível "fazer mais para reforçar a parceria".
A missão da Otan no Iraque faz parte da coalizão internacional contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que chegou a controlar vastos territórios do país na segunda metade da década passada, e é comandada desde maio pelo tenente-general do Exército italiano Giovanni Iannucci.
Além de Meloni, o ministro das Relações Exteriores Antonio Tajani viajou ao Líbano para se reunir com tropas italianas, enquanto o ministro da Defesa Guido Crosetto visitará soldados de seu país na Bulgária, na Romênia e na Hungria.