Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Resgate na Tailândia: Por que identidade de crianças salvas demorou a ser revelada até para os pais?

Com a ajuda do seu serviço na Tailândia, a BBC detalha alguns aspectos culturais por trás da reserva com que autoridades têm administrado informações sobre operação.

9 jul 2018 - 18h01
(atualizado em 10/7/2018 às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Operações de resgate têm tido resultados melhores e mais rápidos do que o previsto, mas autoridades são cautelosas na divulgação e celebração de informações
Operações de resgate têm tido resultados melhores e mais rápidos do que o previsto, mas autoridades são cautelosas na divulgação e celebração de informações
Foto: EPA / BBC News Brasil

Esta foi uma das perguntas feitas por parte do público que acompanhou a épica operação de resgate de 12 meninos e de seu técnico de uma caverna na Tailândia. A operação foi concluída nesta terça-feira.

Durante três dias, no entanto, os coordenadores não divulgaram o nome dos que já haviam sido salvos e não se sabia, por exemplo, se o técnico, que estaria com a saúde bastante abalada, continuava na caverna ou se já recebia cuidados no hospital. Por alguns dias, nem mesmo os pais das crianças resgatadas haviam recebido a confirmação de que seus filhos estavam em segurança.

A BBC News Brasil foi buscar a resposta para a pergunta no serviço tailandês da BBC.

Existe um ditado tailandês que diz: "Evitarás ofender a quem te ajuda pedindo mais do que este lhe dá."

Por isso, segundo profissionais do serviço tailandês da BBC, os pais que aguardavam o resgate dos filhos não pediam mais informações do que as que lhes foram oferecidas, conscientes dos esforços empreendidos pelas autoridades e equipes de resgate.

O povo tailandês, conhecido por ser modesto e respeitoso, valoriza enormemente a mobilização destes agentes e não queria comprometer o andamento das operações pedindo mais informações.

Nesta cultura, é um sinal de agradecimento aceitar o que é dado sem fazer perguntas. Pressionar as autoridades em um momento como este podeira ser considerado ingrato, desrespeitoso e ainda por a operação em risco.

Narongsak Osottanakorn, chefe da equipe de resgate, explicou ainda que a identidade das crianças resgatadas não seria revelada por respeito às famílias cujos filhos continuam presos.

Os parentes ficam todos juntos em um acampamento montado na entrada da caverna. As autoridades não queriam que a celebração de um grupo de pais aumentasse o sofrimento e a angústia dos que ainda aguardavam por uma boa notícia.

Como está a saúde dos meninos resgatados?

Segundo as autoridades, eles passam bem, apesar de dois estarem recebendo tratamento para infecção pulmonar.

Autoridades sanitárias explicaram que nessa fase de readaptação fora da caverna, inicialmente eles receberam comidas instantâneas e géis energéticos, mas agora estão comendo alimentos fáceis de digerir. Alguns dos meninos também já viram seus pais - mas apenas através de um vidro.

Resultados de exames complementares são esperados dentro de alguns dias e se todos os sinais de infecção tiverem desaparecido, a expectativa é que as famílias possam visitá-los. No entanto, terão de vestir roupas de proteção e ficar a até 2 metros de distância.

Os meninos também têm de usar óculos escuros depois de terem passado mais de duas semanas na escuridão da caverna.

"Quarentena"

Ainda de acordo com o chefe da equipe de resgate, até mesmo o contato físico dos jovens resgatados e seus parentes seria evitado até que um risco de infecção tivesse passado, embora possa ser permitido que eles se vejam à distância ou por meio de uma proteção de vidro.

Segundo a equipe de meteorologistas da BBC, há previsões de tempestades tropicais na região próxima à caverna nos próximos dias.

Quem são os garotos e o treinador presos na caverna?

Os garotos fazem parte do time de futebol Wild Boars e têm entre 11 e 17 anos. Acredita-se que eles foram para a caverna no dia 23 de junho, após um treino, para comemorar o aniversário de um dos colegas. Teriam levado apenas alimentos básicos e acabaram presos por causa da inundação.

Gráfico
Gráfico
Foto: BBC News Brasil

Controle da informação

Gráfico
Gráfico
Foto: BBC News Brasil

Veja também

Como é a perigosa operação de resgate de meninos presos em caverna na Tailândia:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade