Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Meteorito de São Valentim' é encontrado na Itália

Objeto celeste caiu a 300 quilômetros por hora

18 fev 2023 - 11h45
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi encontrado no sul da Itália o "meteorito de São Valentim", objeto celeste que havia sido avistado nos céus da região da Basilicata na noite de 14 de fevereiro.

Pedaços de meteorito encontrados em Matera
Pedaços de meteorito encontrados em Matera
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O artefato foi identificado no norte da cidade de Matera e caiu verticalmente no solo a uma velocidade de cerca de 300 quilômetros por hora. Antes de atingir o chão, o meteorito ainda danificou uma telha da sacada de uma residência.

De acordo com a Primeira Rede Italiana de Estudos de Meteoros e da Atmosfera (Prisma), órgão ligado ao Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf), até o momento já foram recuperados 12 fragmentos principais, totalizando 70 gramas, e dezenas de pedaços menores.

Estima-se que o objeto, avistado na data em que a Itália e boa parte do Hemisfério Norte celebram o Dia dos Namorados, tivesse uma massa de até 500 gramas.

O material já recuperado será submetido a análises detalhadas para determinar sua composição química e mineral. "A descoberta ocorreu apenas três dias após a queda, então se trata de um material muito fresco e não contaminado", disse à ANSA Daniele Gardiol, astrônomo do Inaf e coordenador da Prisma.

"Os meteoritos atravessaram quase inalterados os cerca de 4,5 bilhões de anos desde a formação do Sistema Solar, e encontrar um recém-caído ajuda muito os cientistas a reconstituir as etapas que levaram à formação dos planetas", acrescentou.  

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade