Milei anuncia que irá mudar nome de 'Salão das Mulheres' para 'Salão dos Heróis'
O local deverá ficar sob gestão da pasta de Comunicação, dirigida pelo porta-voz presidencial Manuel Ardoni
O governo argentino comunicou em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8), que o Salão das Mulheres da Casa Rosada passará a ser chamado de Salão dos Heróis. A decisão foi tomada pela Secretária Geral da Presidência, Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei.
Durante a coletiva de imprensa, o porta-voz presidencial Manuel Adorni expressou que o nome antigo não agregava valor às mulheres e que "o fato de existir um Salão das Mulheres pode até ser discriminatório para os homens".
Segundo Ardoni, a decisão anunciada no Dia Internacinal da Mulher foi tomada porque o espaço estava abandonado há dez anos, sem manutenção. Diante de eventuais críticas, argumentou que a administração Milei tem participação feminina superior à dos últimos governos peronistas.
O salão deverá ficar sob gestão da pasta de Comunicação, dirigida pelo próprio porta-voz. "O destino... a verdade é que não sei. Mas entendo que vai ser um museu das pinturas que estavam lá ".
- Periodista: "Este es un gobierno de misóginos" 😭😭
- Adorni: "Mira, te cuento que el gobierno de Nestor Kirchner tenía un 20% de mujeres en el gabinete, Cristina Kirchner un 25%, y Alberto un 18%.
Nosotros tenemos un 45% de mujeres en el gabinete"pic.twitter.com/uS47b0fk3G
— El Trumpista (@ElTrumpista) March 8, 2024
Quem é Karina Milei?
Uma das primeiras decisões de Javier Milei tomou quando assumiu a presidência da Argentina em dezembro de 2023 foi nomear sua irmã caçula Karina como secretária-geral da Presidência. Para isso ele modificou uma lei sobre nepotismo assinada pelo ex-presidente Mauricio Macri, um dos seus principais aliados no novo governo.
Como secretária-geral, Karina Milei é responsável pela gestão das atividades administrativas e operacionais dentro da Presidência. Além disso, ajuda o irmão na formulação de políticas públicas, preparação de comunicados, participação em atividades cerimonias e protocolares, além de atuar como uma espécie de relações públicas de Milei.
No dia da posse de Milei a primeira pessoa a quem agradeceu por sua vitória foi Karina. "Sem ela, nada disso teria sido possível", declarou.
Karina Elizabeth Milei é dois anos mais nova que seu único irmão. Mantém um perfil discreto e não dá entrevistas.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini