Milei: "casta vermelha treme"; Saiba mais
O candidato à Presidência compartilhou artigo de jornal brasileiro que alega que Lula usou influência para garantir recursos ao país vizinho
Sem poupar palavras nas redes sociais, o candidato de extrema direita à Presidência da Argentina, Javier Milei, chamou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, de "comunista nervoso". O ataque se deu com base em um artigo da colunista Vera Rosa publicado no jornal O Estado de S. Paulo.
"A casta vermelha treme. Muitos comunistas nervosos e com ações diretas contra mim e meu espaço. A liberdade avança! Viva a liberdade, c******!", escreveu Milei na rede social X.
TIEMBLA LA CASTA ROJA... https://t.co/3KDOLPrAkY
— Javier Milei (@JMilei) October 4, 2023
A publicação foi removida pela rede social, mas acompanhava um print do texto do jornal, onde a jornalista alega que Lula usou influência na Corporação Andino de Fomento (CAF), também conhecida como Banco de Desenvolvimento da América Latina, a garantir recursos à Argentina no valor de US$ 1 bilhão.
Entenda o artigo
A iniciativa teria impacto positivo na atual gestão presidencial, Alberto Fernández, e também ao candidato apoiado por ele, Sergio Massa, ministro da Economia da Argentina, dizia o texto da colunista.
Dessa forma, os países-membro do CAF teriam aprovado o envio do recurso diretamente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em nome da Argentina, garantindo um desembolso de US$ 7,5 bilhões ao país.
Milei já criticou Lula outras vezes, chamando-o de socialista com "vocação totalitária". Ele é comparado a Jair Bolsonaro e faz oposição ao peronismo.
Eleições
Javier Milei liderou as eleições primárias do país, em 13 de agosto. Por isso, o político é visto com a possibilidade de ter uma votação expressiva no primeiro turno, no próximo dia 22, com possibilidade de ir ao segundo turno.