Milei chama Lula de 'tirano' por apoiar bloqueio do X
Presidente da Argentina disse que brasileiro apoia a 'opressão'
O presidente da Argentina, Javier Milei, atacou o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de "tirano" por ter "apoiado" o bloqueio da rede social X no país, após decisão da Suprema Corte.
"Querem vetar o espaço onde os cidadãos trocam livremente as suas ideias. Quem, senão um tirano, que está errado em tudo, pode apoiar tal ato de opressão?", questionou o líder ultraliberal referindo-se ao petista.
Milei fez a declaração nesta sexta-feira (6), em Buenos Aires, durante a terceira edição do Fórum de Madri, evento organizado pela Fundação Dissenso do partido espanhol de extrema direita Vox.
Recentemente, Lula chegou a afirmar que o mundo não deve ser forçado a tolerar a ideologia de "extrema direita" promovida pelo bilionário americano Elon Musk, dono da X.
O chefe de Estado progressista ainda disse que "não é porque o cara [Musk] tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar [a decisão da Suprema Corte com base na Constituição brasileira].
Ele pensa que é o quê?".
Desde a meia-noite de 31 de agosto, usuários do X no Brasil não conseguem mais acessar a rede social após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em função da recusa da empresa em nomear um representante legal no país. .