Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Milhares protestam na Itália contra morte de imigrante

Satnam Singh foi largado diante de casa com braço mutilado

22 jun 2024 - 15h27
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas se reuniram em Latina, no centro da Itália, para protestar contra a morte de Satnam Singh, imigrante indiano de 31 anos que faleceu após ter tido o braço decepado e as pernas quebradas por uma máquina agrícola.

    O ato foi organizado pela Confederação-Geral Italiana do Trabalho (Cgil), principal sindicato do país, e também contou com lideranças da oposição, como os secretários do Partido Democrático (PD), Elly Schlein, e da Aliança Verdes e Esquerda (AVS), Nicola Fratoianni.

    Durante a manifestação, Schlein prometeu apresentar um projeto para combater o problema crônico do trabalho irregular de imigrantes nos campos italianos.

    "A irregularidade, como nos ensina esse homicídio, causa precariedade, exploração e chantagens contra pessoas como Satnam Singh", disse a líder de centro-esquerda.

    Singh vivia na Itália com a esposa havia três anos e trabalhava sem registro em uma empresa agrícola na província de Latina.

    No início da semana, teve o braço decepado por uma máquina de enrolar plástico ligada a um trator, que também fraturou suas pernas. Em vez de chamar socorro, os patrões de Singh o largaram diante de casa com o membro mutilado dentro de uma caixa de frutas e fugiram.

    O imigrante chegou a ser levado depois de helicóptero para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na última quarta (19).

    "Um jovem trabalhador imigrante morreu sem socorro e assistência após o enésimo trágico acidente de trabalho, uma forma de trabalho que se manifesta com traços desumanos e que se insere na exploração dos frágeis e indefesos", disse o presidente Sergio Mattarella durante um evento neste sábado, em Solferino, no norte da Itália.

    O patrão de Singh, Antonello Lovato, de 37 anos, é investigado por homicídio culposo, omissão de socorro e violação das normas de segurança. Já seu pai, Renzo Lovato, culpou o próprio imigrante pela morte. "Eu tinha avisado ao trabalhador para não se aproximar da máquina, mas ele foi mesmo assim. Uma irresponsabilidade, infelizmente, que custou caro para todos", afirmou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade