Milhares vão a jardim de Sydney para ver desabrochar da rara flor-cadáver
Uma planta rara, conhecida como flor-cadáver, floresceu em Sydney nesta sexta-feira pela primeira vez em mais de uma década, exalando um odor semelhante ao de carne podre e atraindo milhares de pessoas que fizeram fila para sentir o cheiro.
Na semana passada, curiosos visitaram a espécie apelidada de Putrícia — uma junção de "Pútrida" e "Patrícia" — no Jardim Botânico real da cidade, que ficou aberto até quase a meia-noite de quinta-feira para receber a multidão.
O nome científico da flor-cadáver é amorphophallus titanium. Ela se chama bunga bangkai na Indonésia, local onde é encontrada na natureza. A flor gigante tem pétalas carmesim caneladas e pode medir mais de um metro, com um pedúnculo de até 3 metros.
A planta geralmente não floresce mais do que uma vez a cada poucos anos e dura apenas cerca de um dia. A de Sydney mostrou sua cara pela última vez em 2010.
Quando as pétalas de Putrícia começaram a abrir na tarde de quinta-feira, filas de até três horas se formaram para vê-la.
"O fato de ela ser tão grande, de demorar tanto e seu cheiro realmente atraem as pessoas", afirmou o cientista-chefe do Jardim Botânico de Sydney, Brett Summerell.
"É como o odor de um gambá morto."
Moradora de Sydney, Rebecca McGee-Collett esperou 90 minutos para ver a flor, que disse ter o odor de "lixo quente".
Uma live da planta acumulou cerca de um milhão de acessos.