Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Missionário italiano Biagio Conte morre aos 59 anos

Religioso faleceu após uma longa batalha contra um câncer

12 jan 2023 - 12h10
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O italiano Biagio Conte, missionário que dedicou boa parte de sua vida ajudando pessoas necessitadas em Palermo, morreu nesta quinta-feira (12), aos 59 anos de idade.

Funeral de Biagio Conte deverá reunir cerca de 10 mil pessoas
Funeral de Biagio Conte deverá reunir cerca de 10 mil pessoas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Conte, que fundou em 1993 a instituição de caridade Missione Speranza e Carità, faleceu após uma longa batalha contra um câncer.

O missionário trabalhou por pelo menos três décadas tentando auxiliar e alimentar os sem-teto da capital da região da Sicília. Os seus projetos e ações o tornaram muito conhecido no país inteiro, tanto que sua trajetória de vida foi tema de filme e documentários.

"Tomei conhecimento com profunda dor da triste notícia da morte do Irmão Biagio, ponto de referência, não só em Palermo, para aqueles que acreditam nos valores da solidariedade e da dignidade", escreveu o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

O prefeito de Palermo, Roberto Lagalla, comentou que a morte de Conte deixa "um vazio insuportável". Já o governador da Sicília, Renato Schifani, mencionou que o exemplo do missionário seguirá "mais vibrante do que nunca".

O funeral de Conte será celebrado na próxima terça-feira (17) na Catedral de Palermo. Pelo menos 10 mil fiéis são aguardados para a cerimônia.

Quem era Biagio Conte?

Filho de empreiteiros, Conte chegou a trabalhar na construtora da família quando era adolescente, mas devido a uma profunda crise espiritual decidiu deixar tudo de lado em 1983, indo morar em Florença.

Em 1990, o italiano escolheu permanecer em retiro nas montanhas do interior da Sicília. Pouco tempo depois, o missionário decidiu fazer uma viagem a pé até a cidade de Assis.

No início, Conte foi ativo em levar conforto aos sem-teto na Estação Central de Palermo, mas conseguiu o uso de algumas instalações na via Archirafi, onde fundou sua instituição, que hoje acolhe centenas de pessoas. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade