Morre José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola
Ditador de 79 anos governou país por quase 4 décadas
Morreu nesta sexta-feira (8), o ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, 79 anos, informou o governo do país.
O político estava internado em uma clínica de Barcelona desde 23 de junho quando sofreu um ataque cardíaco. Mas, segundo a mídia espanhola, uma das filhas do ex-mandatário pediu uma necropsia do corpo para verificar se ele não foi assassinado.
"Com um sentimento de grande dor e consternação, o governo angolano informa a morte de Dos Santos", diz a curta nota publicada no site e nas redes sociais oficiais. O governo ainda decretou luto oficial de cinco dias pela passagem "dessa figura histórica" nacional.
Dos Santos governou Angola por 38 anos, entre 1979 e 2017. No entanto, ele nunca foi eleito diretamente pela população. Conhecido por sua "mão de ferro" na liderança do país, o mandatário foi acusado de crimes de corrupção e desvio de dinheiro dos lucros da petrolífera nacional para sua família - dois de seus filhos foram presos ou respondem a processos do tipo até hoje.
O ex-presidente assumiu Angola quatro anos depois da independência de Portugal e do início da guerra civil que durou 27 anos. Mais de meio milhão de pessoas foram mortas durante o conflito. .