Morre na Venezuela um dos principais opositores de Maduro
Martínez foi preso nos protestos pós-eleitorais do país e estava detido desde então
A morte de Jesús Manuel Martínez Medina, membro do partido Vente Venezuela, de oposição ao governo Nícolas Maduro, foi confirmada nessa sexta-feira, 15, pelo Ministério Público da Venezuela, segundo a imprensa local. O opositor estava preso desde o dia 2 de agosto acusado de ter participado dos protestos pós-eleitorais no país.
A nota do Ministério Público da Venezuela afirma que foram dados todos os cuidados em um hospital do Estado de Anzoátegui. "Foram fornecidos os medicamentos e outros tratamentos que o seu estado de saúde justificava", informa a nota, acrescentando ainda que o membro do partido Vente Venezuela tinha diabetes.
Os líderes da oposição Edmundo González Urrutia e María Corina Machado denunciaram, de modo separado, a morte de Medina na última quinta-feira, 14. Em suas redes sociais, Corina demonstra sentimento perante o acontecido. “Ele morreu pelas mãos deles, morreu por causa das condições desumanas em que foi mantido cativo”, escreveu.
Já González publicou em sua conta no Instagram uma nota sobre o ocorrido, apontando negligência do Estado Venezuelano diante da morte. “Foi-lhe negado atendimento médico, medicamentos e transferência urgente para um centro de saúde. A sua prisão não foi apenas uma privação de liberdade, mas uma sentença de abandono e tortura silenciosa”.