Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morte de Piñera acontece em meio a luto no Chile por mortes em incêndios florestais

O país chegou a decretar situação de emergência no último sábado, 3

6 fev 2024 - 22h35
(atualizado às 22h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Morreu o ex-presidente Sebastián Piñera no Chile após um acidente de helicóptero em uma região central do país. Cinco dias antes, uma tragédia de incêndios florestais havia deixado mais de 130 mortes na região de Viña del Mar.
Sebastian Pinera
Sebastian Pinera
Foto: REUTERS/Max Montecinos/File Photo

A morte do ex-presidente Sebastián Piñera, nesta terça-feira, 6, aconteceu apenas cinco dias depois de o Chile viver uma outra grande tragédia. Na última sexta-feira, 2, a região de Viña del Mar, a uma hora e meia de Santiago, incêndios florestais queimaram bairros inteiros, deixando mais de 130 pessoas mortas. O país chegou a decretar situação de emergência no sábado, 3.

Pelas ruas, a sensação entre os chilenos foi de incredulidade. Uma repórter da Folha de S. Paulo ouviu de uma vendedora ambulante a comparação de que eles estariam "vivendo dentro de uma série".

Outro chileno, o motorista Robinson Adasme, de 62 anos, perguntava se não seria "fake news". Ele conversou com a repórter em frente ao Instituto Médico Legal (IML) de Valparaíso, cidade onde dezenas de corpos continuam sendo reconhecidos após os incêndios.

Morte de Piñera

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu na tarde desta terça-feira, 6, após a queda de um helicóptero na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. A informação foi confirmada pelos familiares do político, bem como pelo governo chileno.

"Agradecemos as massivas mostras de carinho e preocupação que recebemos durante estas horas amargas", disse a nota oficial emitida pelo escritório do ex-presidente, que informa que dados sobre funeral serão posteriormente comunicados.

Segundo o jornal La Tercera, o ex-presidente estava pilotando o helicóptero e voltava de uma visita ao amigo José Cox. A aeronave, com outros três tripulantes -- entre eles a irmã do político --, caiu em um lago. Apenas Piñera morreu, os demais passam bem.

Segundo a ministra do Interior, Carolina Tohá, o corpo de Piñera já foi encontrado pela Marinha. "Havia quatro ocupantes no helicóptero. Três deles conseguiram chegar à costa e estão fora de perigo. Este não foi o caso do quarto, que era o ex-presidente Sebastián Piñera. Há poucos momentos tivemos a confirmação de que a Marinha conseguiu chegar ao local onde ocorreu o acidente e recuperar o corpo do ex-presidente Piñera", disse ela.

O acidente aconteceu pouco depois das 15h, em horário local. Piñera não teria conseguido tirar o cinto de segurança e teria se afogado, informou o jornal La Nácion. O helicóptero teria afundado cerca de 40 metros. Imagens de pouco antes do acidente mostram que o dia estava chuvoso e com pouca visibilidade na região.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade