Mulher que tem só metade do coração dá à luz gêmeos na Itália
Esse foi o 1º caso do gênero registrado no país e o 4º no mundo
Uma mulher que nasceu com apenas um ventrículo cardíaco surpreendeu o mundo ao dar à luz gêmeos no Hospital Universitário Gemelli, em Roma.
O caso da mulher de 36 anos, que não teve seu nome revelado, é o primeiro do tipo na Itália e o quarto em todo o planeta.
O sucesso do nascimento dos gêmeos também foi possível graças aos especialistas do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, na capital italiana, que acompanham a mulher desde que ela era criança devido à sua grave cardiopatia congênita.
"Eu sabia que estava correndo muitos riscos com o coração partido pela metade, mas queria ser mãe. O nascimento dos gêmeos foi uma emoção indescritível", afirmou a mulher.
O nascimento dos gêmeos, ambos com 1,4 kg, ocorreu na 34ª semana de gestação, alguns dias antes do previsto. Ela permaneceu internada por cerca de 10 dias na capital italiana.
A mãe dos gêmeos nasceu com um coração sem o ventrículo direito, ou seja, a porção do músculo cardíaco que empurra o sangue para os pulmões para oxigenação.
A cardiopatia congênita é muito complexa e requer uma série de intervenções corretivas nos primeiros anos de vida. Ela, por exemplo, passou por uma cirurgia de construção de um sistema circulatório alternativo, que leva o sangue da veia cava diretamente aos pulmões sem passar pelo coração. .