Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Multidão se reúne em Istambul para protestar contra prisão do prefeito da cidade

29 mar 2025 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em Istambul neste sábado para protestar contra a prisão do prefeito Ekrem Imamoglu, o principal concorrente do presidente turco, Tayyip Erdogan, dando continuidade às maiores manifestações já vistas na Turquia em mais de uma década.

Centenas de milhares de pessoas atenderam aos apelos da oposição e saíram às ruas em todo o país desde que Imamoglu foi detido na semana passada e, em seguida, preso enquanto aguarda julgamento por acusações de corrupção. Os protestos têm sido, em sua maioria, pacíficos, mas quase 2 mil pessoas foram detidas.

O Partido Republicano do Povo (CHP), principal partido de oposição, grupos de direitos humanos, potências ocidentais e outros partidos de oposição têm afirmado que o caso contra Imamoglu é politicamente motivado para eliminar uma possível ameaça eleitoral a Erdogan.

O governo nega qualquer influência sobre o judiciário e afirma que os tribunais são independentes.

Dezenas de milhares de pessoas foram neste sábado até o local do comício "Liberdade para Imamoglu", organizado pelo CHP, à beira-mar em Maltepe, no lado asiático de Istambul, agitando bandeiras e faixas turcas.

"Se a justiça ficar em silêncio, o povo falará", dizia uma faixa erguida no meio da multidão.

"A tendência econômica, a tendência da justiça, da lei -- tudo está piorando. É por isso que estamos aqui. Nós dizemos 'direitos, lei e justiça' e estamos buscando nossos direitos", disse um apoiador do CHP que não quis revelar seu nome.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade