Na TV, Maradona disse o que escreveria em sua própria lápide
Revelação aconteceu em curiosa autoentrevista no programa que o ex-jogador comandou na Argentina
Em 15 de agosto de 2005, o Canal 13 de Buenos Aires, conhecido como eltrece, colocou o ar o La Noche del 10 (A Noite do Camisa 10), talk show comandado por Diego Maradona, com 44 anos na época. Ao longo da temporada de 13 programas passaram pelo palco alguns ídolos do futebol, como Pelé, e do showbiz, a exemplo da atriz e cantora mexicana Thalia.
O ponto alto da atração foi na noite em que Maradona entrevistou a ele próprio. Nas imagens abertas, o telespectador via dois Maradonas sentados frente a frente. Na verdade, quem ocupava o lugar do entrevistador era um sósia. Os ‘takes’ do jogador fazendo as perguntas a si mesmo haviam sido previamente gravadas.
O primeiro e único Maradona ocupava a cadeira de convidado e respondia as questões olhando para o ‘clone’. No telão do cenário eram exibidas fusões de imagens gravadas e ao vivo, dando a impressão de que existiam dois Maradonas se encarando. A autoentrevista gerou mais de 40 pontos de audiência.
Um dos assuntos abordados foi a dependência química. No ano anterior, o atleta tinha enfrentado sérios problemas de saúde em consequência do uso de cocaína. “Quem se droga, quando está por baixo, tem que se drogar mais para seguir em frente. É uma corrente e aí vem o desespero e o medo de não saber se pode chegar ao final. Eu já estava debaixo d’água, mas me puxaram pelo cabelo e me salvaram”, disse, emocionado.
Em outro momento daquela edição, Maradona perguntou a Maradona o que diria a si mesmo em seu enterro. “Agradeceria ao futebol. Foi o esporte que me deu mais alegria, mais liberdade”, respondeu. “Poderiam escrever na minha lápide: ‘obrigado bola’.” A morte de Maradona, aos 60 anos, nesta quarta-feira (25), fez o programa se transformar em documento histórico.