Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Não faz sentido ter petróleo se as multinacionais o levam embora, diz líder da oposição argentina

5 set 2019 - 19h44
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato peronista à Presidência da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta quinta-feira que não fazia sentido ter petróleo se as empresas internacionais o levarem embora, sugerindo que um eventual governo liderado por ele não seria amistoso aos investidores internacionais.

Presidenciável argentino Alberto Fernández
03/09/2019
REUTERS/Juan Medina
Presidenciável argentino Alberto Fernández 03/09/2019 REUTERS/Juan Medina
Foto: Reuters

"Não faz sentido ter petróleo se para extraí-lo você precisa deixar as multinacionais o levarem embora", disse o candidato em comentários após discursar no Parlamento espanhol em Madri.

"Eu não tenho problema com as multinacionais, mas minha principal preocupação é gerar riquezas para a Argentina e para os argentinos", disse Fernández, principal desafiante ao atual presidente argentino, Mauricio Macri, nas eleições em outubro.

Sete anos atrás, a ex-presidente Cristina Kirchner --que é a companheira de chapa de Fernández nas eleições deste ano-- expropriou a participação da Repsol na estatal argentina de petróleo YPF SA, em uma ação que afetou o apetite dos investidores estrangeiros para investimentos em energia na Argentina.

Macri tentou cultivar uma atmosfera favorável às empresas para trazer de volta os investidores ao país e desenvolver ativos de energia, entre eles a reserva de Vaca Muerta, que tem o tamanho da Bélgica e que pode abrigar um dos maiores de depósitos de petróleo e gás no planeta.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade