Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão dos resultados do segundo turno

Mundo

Navio de carga encalha no Estreito do Bósforo

27 dez 2019 - 15h20
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Um navio de carga encalhou no Estreito do Bósforo, em Istambul, nesta sexta-feira, o que exigiu uma operação de resgate e levou as autoridades a fecharem temporariamente a rota marítima pitoresca e movimentada que atravessa a maior cidade da Turquia.

Vista aérea do Estreito de Bósforo, em Istambul, Turquia 
01/02/2019
REUTERS/Murad Sezer
Vista aérea do Estreito de Bósforo, em Istambul, Turquia 01/02/2019 REUTERS/Murad Sezer
Foto: Reuters

Não houve feridos nem baixas, disse o escritório do governo, acrescentando que o navio relatou uma pane no motor pouco antes de encalhar perto da margem.

Não houve danos na passarela de concreto ao longo da margem, disseram testemunhas da Reuters.

O Bósforo, uma das rotas comerciais mais ativas do mundo, foi interditado provisoriamente ao tráfego internacional enquanto barcos rebocavam a embarcação para o sul, na direção do Mar de Mármara.

O Songa Iridum, de bandeira liberiana, havia partido de Odessa, na Ucrânia, e seguia para o porto de Ambarli de Istambul, de acordo com dados de navegação da Refinitiv Eikon. A agência de remessas GAC disse que o trabalho de resgate da embarcação foi finalizado.

Acidentes deste tipo são raros no Bósforo, que é vital para o comércio e parte da circulação naval da Rússia e de outros países do Mar Negro.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, alertou para tais acidentes ao reviver nas últimas semanas os planos de cavar um canal enorme nas extremidades do oeste de Istambul para facilitar o tráfego no Bósforo.

O novo prefeito da cidade, ambientalistas e centenas de peticionários se opõe ao plano do Kanal Istanbul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade