PUBLICIDADE

Mundo

Netanyahu diz que Israel trabalhará para evitar qualquer colapso da Autoridade Palestina

9 jul 2023 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

O gabinete de segurança do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu decidiu neste domingo que Israel trabalhará para evitar qualquer colapso da Autoridade Palestina, apoiada pelo Ocidente, mas não apresentou medidas concretas.

Israel vem intensificando as operações militares contra grupos armados na Cisjordânia ocupada, onde a Autoridade Palestina tem autonomia limitada.

A volatilidade revelou a fraqueza da Autoridade Palestina diante das centenas de militantes palestinos e da expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia.

O gabinete de Netanyahu disse que seu gabinete de segurança decidiu agir para evitar o colapso da Autoridade Palestina.

Contudo, a decisão não foi unânime. Sua coalizão inclui partidos de extrema-direita que se opõem ao Estado palestino. Oito membros do fórum de alto nível votaram a favor, com um voto contra e uma abstenção.

O comunicado informou que Netanyahu e seu ministro da Defesa proporiam "medidas para estabilizar a situação civil na arena palestina", mas não deu detalhes.

Criada há 30 anos como parte de acordos de paz provisórios com Israel, a Autoridade Palestina viu sua popularidade encolher em meio a alegações de corrupção, incompetência e acordos de cooperação de segurança com Israel amplamente odiados. A posição do presidente palestino Mahmoud Abbas, de 87 anos, também é incerta.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade